Terapia CAR-T: Uma Promessa Revolucionária no Tratamento do Câncer

man in white dress shirt holding clear plastic bottle
man in white dress shirt holding clear plastic bottle

A terapia CAR-T, uma abordagem tecnológica pioneira no tratamento do câncer, tem mostrado resultados promissores e impressionantes. Esta terapia inovadora utiliza o sistema imunológico do próprio paciente para combater a doença.

Como Funciona a Terapia CAR-T

O processo CAR-T começa com a coleta de um tipo de glóbulo branco - as células T - do sangue do paciente. Estas células são enviadas a um laboratório onde passam por uma modificação genética para poder identificar as células cancerígenas. Agora chamadas de células CAR-T, elas são devolvidas ao paciente por meio de uma infusão. No corpo do paciente, as novas células se multiplicam e começam a eliminar o câncer.

Aplicação da Terapia CAR-T

A terapia CAR-T foi aprovada pela agência reguladora de saúde americana em 2017. Até o momento, o tratamento com as células CAR-T só pode ser feito em pacientes com três tipos de câncer: leucemia linfóide aguda, linfoma não Hodgkin e mieloma.

No Brasil, existem duas maneiras de se fazer esse tratamento: enviando as células para laboratórios nos Estados Unidos e na Europa, que custa, pelo menos, R$ 2 milhões, ou participando dos estudos clínicos, como do Hospital Albert Einstein ou do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Resultados da Terapia CAR-T

Os resultados da terapia CAR-T têm sido impressionantes. A primeira avaliação acontece 30 dias após o tratamento. O médico Jair Schmidt Filho explica que o percentual de sucesso do procedimento fica em torno de 40 a 45%, ou seja, quase metade dos casos. Cerca de 50% dos pacientes permanecem sem a doença depois de cinco anos do tratamento e são considerados curados.

Conclusão

A terapia CAR-T representa uma esperança para pacientes com câncer que não respondem mais aos tratamentos convencionais. Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, a terapia CAR-T tem o potencial de revolucionar o tratamento do câncer, oferecendo uma nova opção onde as alternativas são muito limitadas.